Notícias

Trabalho desenvolvido com escolas no mês do folclore (foto: André Tomino/Press Imagem)

29/11/2011 – São José dos Campos: O Programa Muda Mundo, criado pela empresa Signi – Estratégias para a Sustentabilidade e pela Petrobras/Revap, recebe amanhã em São Paulo o prêmio POP – 31º Prêmio Nacional de Opinião Pública, promovido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 2ª Região. O programa foi escolhido como uma das melhores práticas do país na categoria Relações Públicas e Sustentabilidade pela sua atuação, em 2011, junto à comunidade vizinha à Refinaria Henrique Lage, localizada na zona leste de São José dos Campos.

Uma das principais ações do Muda Mundo é a atividade desenvolvida com escolas e professores. O objetivo desta etapa é auxiliar os educadores na disseminação de valores positivos entre seus alunos. Para isto são distribuídos livros que contam as histórias do menino João, que a partir de atitudes simples no seu cotidiano tenta mudar o mundo.

Professores recebem material especial do Muda Mundo para uso em sala de aula

Além do livro voltado às crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, são distribuídos materiais direcionados aos professores, entregues em Oficinas de Sensibilização. As crianças também assistem um espetáculo teatral criado especialmente para o Muda Mundo e encenado pelo grupo Cuidado Que Mancha. Em São José dos Campos participaram desta etapa 1940 crianças e 152 professores de escolas públicas.

Após esta etapa, quatro escolas públicas foram escolhidas para aprofundar a importância do vínculo familiar e a relação com a cultura popular – que é um dos temas tratados no livro Muda Mundo. Para tal foram envolvidos pais, professores e alunos, e o resultado do trabalho culminou em uma exposição especial no Mês do Folclore no Museu do Folclore de São José dos Campos. A mostra foi visitada por 8.867 pessoas.

Ainda dentro das estratégias de relacionamento com a comunidade do entorno, o Programa Muda Mundo promoveu em julho a segunda edição da Oficina de Lideranças. Voltada para o fomento do protagonismo das lideranças comunitárias, a iniciativa reuniu 110 líderes de diversas instituições de São José dos Campos e lançou oficialmente o Guia da Cidadania de São José dos Campos.

Oficina de lideranças reuniu formadores de opinião para um trabalho de valorização da cultura popular (foto: Ehder de Souza/Press Imagem)

A Signi – Estratégias para a Sustentabilidade é uma das empresas parceiras da Signi, que participou do Muda Mundo em São José dos Campos apoiando as atividades da Oficina de Lideranças e participando da produção do conteúdo do Guia da Cidadania de São José dos Campos.

Instituto Ethos