Notícias

Em busca de novos desafios, no ano de 2009, a Signi se instalou no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de São José dos Campos, para atuar no Relacionamento Comunitário na Zona Leste da cidade.

 Um dos objetivos era ajudar a estruturar o Conselho de Públicos que já existia há cinco anos. A ideia inicial era discutir temas relacionados à segurança, saúde e meio ambiente, além de estreitar o diálogo entre as comunidades, empresas e órgãos públicos.

 A comunidade foi conduzida para um processo de empoderamento deste conselho, que ampliou seu foco de discussão e passou a abranger também a temática responsabilidade social, de modo a promover o fortalecimento das redes sociais a partir do fomento do protagonismo das lideranças comunitárias.


DSC_0095 (1)

A 75ª reunião ordinária do Conselho de Públicos ocorreu na quarta-feira, 30 de julho.

Com o Conselho estabelecido, o próximo passo foi projetar ações exequíveis em busca das melhorias. Foram diversas reestruturações para garantir a busca da autonomia, formação de lideranças, democratização do acesso aos recursos de patrocínio com empresas parceiras, articulação de novas parcerias e a soma de ações para o desenvolvimento local.

 Após cinco anos de atividades com a Signi, o CP, no ano de 2014, completa 10 anos de atividades e atualmente é formado por representantes de instituições, como associações de bairro, UBS, escolas municipais, órgãos públicos de segurança, com 42 entidades participantes, sendo 17 bairros da Zona Leste representados.

 Liliam Rodrigues, representante da Sociedade de Amigos do Bairro Vila São Benedito, Jardim Souto e Residencial Cambuí e um dos membros mais antigos do CP ressalta os ganhos da participação ativa e o quanto o trabalho da Signi representa para o grupo. “A partir da Oficina Lideranças, tivemos o exemplo claro de como deveríamos agir para obter algum tipo de melhoria e isso nos deu ânimo para continuar acreditando que é possível sim fazer a diferença”. E completa: “O envolvimento da Signi foi edificante para a gente, pois contribuiu para a formação de lideranças ativas, sem aquele tradicional comodismo, onde nos tornamos protagonistas”.

Em julho (30), aconteceu a 75ª reunião ordinária do Conselho de Públicos, no núcleo da ABAP – Extensão Primavera e contou com 50 participantes. Entre os assuntos abordados esteve a postulação de novos membros e a apresentação do Secretário de Educação de São José dos Campos, Célio Chaves – que se pôs à disposição para sanar todas as dúvidas e discutir melhorias para a região Leste.

Instituto Ethos