Notícias

Anchieta foi palco da segunda Oficina de Lideranças do Espírito Santo, planejada e promovida pela Signi, no último sábado, dia 12/03. O evento, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, contou com cerca de 50 lideranças de Piúma, Anchieta e Itapemirim integrantes do Programa Petrobras Agenda 21, outro projeto executado pela empresa no estado.

O propósito da oficina foi estimular nos participantes o interesse pelo desenvolvimento local e pela transformação social nas comunidades em que estão inseridos. Para tanto, por meio de uma metodologia colaborativa, os moradores foram divididos em grupos nos quais discutiram temas como cidadania, participação popular, mecanismos de controle social e a importância do perfil democrático das lideranças e, em seguida, apresentaram aos demais o conteúdo da discussão.

“Gostei muito da Oficina e pretendo continuar atuando no Fórum de Anchieta, que é um espaço onde podemos nos unir para ajudar nossa comunidade. É uma nova forma de lutar pelo bem comum”, afirmou Isaac da Costa Pereira, morador da comunidade de Mãe-Bá, em Anchieta. Segundo ele, é fundamental que os cidadãos busquem formas participativas, coletivas e democráticas para tratar das questões comunitárias.

Outra liderança que avaliou positivamente o encontro foi Jaqueline Esteves, moradora de Piúma. Confira o vídeo abaixo:

 

A Oficina foi conduzida por Janaína Santos, Paulo Vinícius Souza e Iago Miranda da equipe Signi, contando ainda com a participação de Juliane Aguilar, da Petrobras, que falou sobre a importância do trabalho em equipe, do papel de cada liderança na comunidade e do relacionamento institucional com outras entidades.

A Oficina Lideranças é um projeto idealizado pela Signi e nasceu em 2009, na cidade de São José dos Campos (SP). Pelas atividades realizadas nesta cidade, o projeto recebeu dois prêmios de relevância nacional. Em 2011, ganhou o 31º Prêmio Nacional de Opinião Pública (Prêmio POP), na categoria sustentabilidade. E em 2012, o Prêmio Aberje – regional São Paulo, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Comunidade. Confira no link como foi a primeira edição, realizada em em São Mateus.

 

Confira abaixo a entrevista que o agente de relacionamento comunitário da Signi, Iago Miranda, concedeu à Rádio Benevente 98,5 sobre a oficina:

 

Veja ainda algumas fotos do evento:

Instituto Ethos