Notícias

O segundo dia de programação da Oficina Lideranças 2012 teve como atração ontem (17/10) no Sesi São José dos Campos a exibição do documentário “Quem Se Importa”, seguido de debate com a diretora do filme, Mara Mourão, e o jornalista Carlos Abranches.

O documentário acompanha pessoas de todo o mundo que estão promovendo mudanças em suas comunidades, trazendo soluções, gerando impacto social e inspirando outras pessoas.

O filme traz depoimentos de 18 líderes sociais e mostra o que os motivou a querer mudar o mundo, visando estimular o conhecimento da temática social e envolver todos na questão do empreendedorismo social, para provocar um movimento de agentes de transformação.

No bate-papo após o documentário, Abranches destacou a força da obra, que mostra que cada um pode fazer seu papel para melhorar o mundo.

“É nessa hora que o anônimo se transforma em protagonista. As iniciativas que vimos no filme são de pessoas que estão transformando o mundo de forma silenciosa”, disse o jornalista.

 

Carlos Abranches e Mara Mourão em debate sobre o documentário "Quem se importa", na Oficina Lideranças 2012.

 

Questionada sobre a tarefa de escolher os personagens para integrar o filme, a diretora ressaltou que se impressionou com a quantidade de ideias simples que podem afetar de maneira contundente a realidade de comunidades tão diversificadas.

“Foi muito difícil selecionar as pessoas para o documentário, pois muitos trabalhos fantásticos ficaram de fora. O interessante é que são pessoas diferentes, com experiências e realidades diferentes, mas que têm em comum unir uma missão de vida ao trabalho”, disse.

Para ela, é importante que cada pessoa se conscientize do seu próprio poder de transformação. “O empreendedorismo social não se aprende nos livros. A pessoa tem que testar as próprias habilidades. Se colocar no lugar do outro é a base do processo. A união de talentos, a percepção de onde você se sente vivo, de onde está seu amor, e uma atuação com senso ético, faz surgir o empreendedor social”, completou.

 

Programação

A programação da 3ª edição da Oficina Lideranças começou na terça-feira (16/10), com a palestra “Redes Sociais e Desenvolvimento Local”, do consultor Augusto de Franco, e acompanhamento da Atrium Consultoria, que desenvolveu um trabalho de facilitação gráfica, utilizando sinais, símbolos e metáforas para transmitir as informações de forma lúdica.

Os participantes receberam a segunda edição do Guia da Cidadania – com informações sobre o Terceiro Setor, dicas para abrir, administrar e captar recursos para ONGs, e uma lista de entidades da cidade – e um kit de fichário com informações complementares sobre as atrações da oficina, uma camiseta e uma sacola reciclável.

Hoje (18/10), último dia da oficina, o diretor da Escola de Criatividade Perestroika, Tiago Mattos apresenta a palestra “Vai Lá e Faz”. Ele vai abordar temas como criatividade e inovação e falar sobre a necessidade de se sair da zona de conforto e colocar projetos em prática, tanto na vida pessoal como na profissional.

Confira uma entrevista com Carlos Abranches, nos bastidores da Oficina Lideranças 2012:

Imagem de Amostra do You Tube

 

 

Instituto Ethos