Notícias

Neste ano, a Rede Social de São José dos Campos comemora 10 anos de atividades e, como celebração de conquistas, lançará no dia 07 de maio sua primeira cartilha, que é um registro de uma década de ações e reforço do conceito e dos objetivos alcançados pelo grupo. A Signi, que também é integrante da rede, ficou responsável pela produção e edição da publicação.

Elaine Roma, psicóloga da SORRI SJC e membro da Rede Social, diz que participar da Rede é uma oportunidade única para trocar experiências e conhecer o que está acontecendo em outros lugares. “Tudo pode ser visto como uma ferramenta que chega para somar ao objetivo do desenvolvimento. Sempre tentamos contribuir e também recebemos contribuições”, explica.

A Rede Social foi fundada pelo Senac de São José dos Campos no ano de 2004 a partir do Programa Formatos, que contou com a participação de diversas instituições sociais e pessoas interessadas no tema sobre rede social e desenvolvimento social. No mesmo ano, aconteceu o primeiro Fórum Permanente do 3º Setor, organizado pelo Senac São José dos Campos, com 50 instituições participantes, cujo tema foi Desenvolvimento Social: Cenário e Perspectivas. Com o fortalecimento da Rede Social e a participação das pessoas e instituições, a rede entra em contato com a metodologia de Desenvolvimento Local, que acontece desde 2008 no bairro Campos de São José, zona leste de São Jósé dos Campos.

Atualmente, o grupo conta com a participação de mais de 80 entidades que têm atuação em diversas frentes da área social na cidade. Segundo Helen Rose dos Santos, monitora educacional do Senac e mediadora da Rede, a existência do grupo é importante por se tornar um caminho efetivo para que as pessoas consigam exercer os valores da cidadania e possam contribuir para o bem comum.

“A Rede funciona como um espaço de participação e expressão onde é possível encontrar pessoas e unir esforços em prol de um objetivo específico, além de possibilitar a troca de experiências e o sonho de um mundo melhor. É de grande valor a existência da Rede Social em uma sociedade democrática, pois com a participação de todos podemos conseguir uma sociedade onde todos tenham acesso às condições necessárias para uma boa qualidade de vida”, ressalta.

Acompanhe a fanpage da Rede Social pelo endereço www.facebook.com/rsocialsjc para obter informações exclusivas sobre o evento de lançamento da Cartilha.

Instituto Ethos