Notícias

_MG_3552

Foram 8 meses de execução, 21 oficinas em 12 estados brasileiros e tudo com um objetivo: incentivar o exercício da cidadania e à comunicação comunitária. Através de oficinas dinâmicas e participativas o projeto contou com 1224 participantes, entre eles lideranças comunitárias, representantes do primeiro e segundo setores e cidadãos dispostos a melhorar a qualidade de vida das suas comunidades.

Para a artesã Leida Cruz Matheus, que participou do projeto na oficina de Manaus, AM, a experiência não poderia ter sido melhor. “Pra mim, que sou moradora da comunidade, foi uma benção participar e ver quantas coisas boas tem para nós. Eu tirei um grande proveito aqui. Nunca trabalhei em rádio, já tinha dado entrevistas, mas nunca tinha sido repórter e isso para mim foi uma grande experiência. Gostaria de agradecer ao projeto e dizer que eu espero que vocês possam expandir esse projeto, não só no Brasil, mas no mundo todo. Antes eu era professora, agora sou artesã e depois de hoje comecei a pensar em fazer jornalismo”, fala Leida com bom humor. 

_MG_3220_MG_3299

 

 

 

 

 

 

 

O sucesso do projeto também se revela pelos números obtidos através das fichas de avaliação preenchidas pelos participantes ao final de cada oficina: 92% deles se sentiram mais motivados a realizar ações sociais nas suas comunidades. O mesmo percentual de pessoas indicariam a oficina a outras lideranças comunitárias. 

As inúmeras histórias de cidadania compartilhadas durantes as oficinas, os incríveis programas de rádio, resultados do empenho dos trabalhos em grupo, marcaram essa primeira edição do projeto Envolva-se e nos fazem continuar trabalhando para que muitas outras edições aconteçam.

O projeto foi uma realização do Instituto de Comunicação Social e Cidadania, com uma parceria da Signi e o patrocínio da Petrobras. 

Instituto Ethos