Notícias

A primeira Oficina Lideranças no Espírito Santo, planejada e promovida pela Signi, foi realizada no último final de semana de fevereiro. O evento aconteceu na Creche Nossa Senhora da Penha, no município de Jaguaré, norte do Estado, e contou com a participação de lideranças das comunidades de Palmito (Jaguaré), Liberdade, Porto e Vitória (São Mateus) e Santana, Santo Amaro e Linharinho (Conceição da Barra), que participam do Programa Petrobras Agenda 21, outro projeto executado pela Signi na região.

O evento teve como propósito estimular e ampliar a participação dos líderes comunitários no desenvolvimento local e na transformação social em suas comunidades. Cerca de 30 lideranças, de diferentes realidades, puderam aproveitar o espaço de discussão proporcionado pela Oficina para troca de experiências. Com uma metodologia de trabalho colaborativa, a atividade teve como temas centrais “O que é ser um cidadão participativo” e “ Qual a sua importância para a Comunidade”, motivando a reflexão e participação das lideranças.

A Oficina foi conduzida pela equipe da Signi no Espírito Santo, formada por Janaína Santos, Paulo de Carvalho, Érika Carvalho, Romulo Primo, com a participação especial da coordenadora regional, Carla Moraes. Também contou com a apresentação de Juliane Aguilar, da Petrobras, que falou sobre a importância do trabalho em equipe, do papel de cada liderança na comunidade e do relacionamento com as instituições.

Os participantes foram divididos em grupos, que continham pessoas de diferentes comunidades e discutiram sobre as perguntas motivadoras. Logo em seguida, os grupos se apresentaram de forma bem descontraída com música, desenhos, relatos e inúmeras discussões. Após as apresentações, a Signi explanou um pouco mais sobre as perguntas motivadoras e proporcionou a discussão sobre temas como espaços de participação, representatividade, participação popular, entre outros.

Para Rosenilda Simões Bispo, liderança da comunidade de Santana – Conceição da Barra, eventos como esse estimulam ainda mais seu trabalho comunitário. “Estar junto com outras lideranças nos impulsiona a continuar trabalhando, vemos que não só a gente na nossa comunidade passa por dificuldades. Além disso, as atividades são um estímulo para trabalharmos pela transformação da comunidade. A gente aprende e discute sem sentir, ficaríamos o dia inteiro aqui”, destacou.

Ao final, os participantes receberam os certificados da Oficina e confraternizaram com um delicioso almoço feito por membros do Fórum Comunitário da Agenda 21 de Palmito.

IMG_20160227_121054355_HDR

A Oficina Lideranças é um projeto idealizado pela Signi e nasceu em 2009, na cidade de São José dos Campos (São Paulo). Pelas atividades realizadas nesta cidade, o projeto recebeu dois prêmios de relevância nacional. Em 2011, ganhou o 31º Prêmio Nacional de Opinião Pública (Prêmio POP), na categoria sustentabilidade. E em 2012, o Prêmio Aberje – regional São Paulo, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Comunidade.

Instituto Ethos