Notícias

As comunidades de Igrejinha e Vila Esperança, que integram o Fórum da Agenda 21 Comunitária no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, participaram na manhã de terça-feira, 8 de março, de um Café da Manhã especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O encontro foi realizado na sede do Agente do Amanhã, instituição parceira do Fórum Comunitário de Igrejinha e contou com a participação de mais 60 mulheres. Houve ainda apresentações culturais de crianças da comunidade. O Fórum é composto por lideranças comunitárias e faz parte do Programa Petrobras Agenda 21 (PPA21).

No encontro, a equipe da Signi, responsável pela execução do PPA 21 na região, apresentou uma retrospectiva das atividades realizadas na comunidade. Também destacou a necessidade de novas parcerias para fortalecer o trabalho de promoção da Agenda 21.

Alaíde Rosa Dias, liderança na comunidade de Vila Esperança, destaca os avanços conquistados pelo seu bairro desde a criação do Fórum Comunitário em 2013. “Temos a oportunidade de construir propostas em conjunto, nos capacitar através das oficinas e também debater os problemas e buscar solução”, contou.

O café também foi um momento para que as mulheres de Igrejinha pudessem estreitar os laços com as participantes da Agenda 21, de Vila Esperança. As comunidades têm realidades diferentes, pois uma é na área urbana de Juiz de Fora e a outra na área rural.

Entre as demandas colhidas pela equipe da Signi, no PPA21, foi possível detectar a necessidade de projetos de geração de renda para as mulheres em Igrejinha. O objetivo, em 2016, é fomentar caminhos para que a própria comunidade busque a solução pra esta situação. 

Instituto Ethos