Notícias

João é um menino diferente. Inquieto e questionador, ele não agüenta mais ver televisão e não conversar com a sua avó e a sua mãe. Ele quer ouvir e contar histórias, descobrir os vizinhos do bairro, brincar com os colegas, fazer alguma coisa pelo meio ambiente. Ele não tem preconceitos e fica bravo com a sua amiga Catarina, que é cheia de frescuras. João quer mudar o mundo e sabe que A mudança ta na gente! É só começar!. Esse é o mote central do MudaMundo, um projeto voltado para a disseminação de valores nas escolas, e que volta a Canoas e Esteio em 2013, pelo sexto ano, com patrocínio da Petrobras/Refap.

Para oficializar e celebrar a edição MudaMundo Petrobras/Refap 2013, uma cerimônia de lançamento será realizada nesta sexta-feira, 19 de julho, às 9h, na Refap (Av. Getúlio Vargas, 110001, São José – Canoas). O projeto conta com o apoio das prefeituras de Esteio e Canoas. E é uma realização da Signi, empresa de Porto Alegre especializada em estratégias de responsabilidade social.

Novidades

A estrutura do projeto se desdobra em Oficinas de Sensibilização para os educadores, uma apresentação do Teatro MudaMundo para as crianças e a distribuição de kit aos educadores participantes e às escolas envolvidas, contendo o livro MudaMundo e um Caderno de Sugestões, com atividades para os professores desenvolverem em sala de aula. A nova edição do projeto terá início no mês de agosto e traz algumas novidades em relação às edições anteriores.

Os módulos 1 e 2 da Oficina de Sensibilização, que buscam a reflexão a respeito da situação da infância, da educação e do papel do professor na sociedade atual brasileira, foram atualizados com novos vídeos e exemplos de atividades realizadas em sala de aula por educadores a partir da participação no MudaMundo. Ao Caderno de Sugestões também foram incorporadas boas ideias criadas e colocadas em prática pelos professores.

A grande novidade da edição 2013 fica por conta do módulo 3 da Oficina de Sensibilização e da realização do Seminário MudaMundo. Enquanto o primeiro aborda um novo olhar dos valores defendidos pelo projeto através de práticas educomunicativas, o segundo oportunizará a troca de saberes a partir das experiências dos professores desenvolvidas em sala de aula.

Números

Com o patrocínio da Petrobras/Refap, que foi a primeira empresa a apostar no projeto, o MudaMundo já contemplou 38 cidades, envolvendo 1.621 escolas. Distribuiu 20.525 kits e 98.324 livros, e atingiu 13.673 crianças e 2.605 professores.

Ao todo, e sem contabilizar o ano de 2013, o projeto teve mais de 250 mil livros distribuídos gratuitamente, 97 cidades contempladas, 4.073 escolas envolvidas, 52.729 kits distribuídos, 47.680 crianças atingidas e 8.719 professores participantes.

Além do Rio Grande do Sul, o MudaMundo é realizado todos os anos, desde 2010, em São José dos Campos, São Paulo. Em 2012, esteve em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Este ano ainda, chegará às cidades de Catalão e Ouvidor, no estado de Goiás. O MudaMundo acontece desde 2006 e está em seu oitavo ano de realização.

Instituto Ethos