Notícias

Oficina de Sensibilização em Caraguatatuba/SP, reuniu mais de 60 educadores

Oficina de Sensibilização em Caraguatatuba/SP, reuniu mais de 60 educadores

Na última semana tiveram início as atividades de 2014 do MudaMundo, um dos projetos mais antigos da Signi. Idealizado, desenvolvido e executado pela empresa desde 2006, a iniciativa nasceu a partir da ideia de transpor os valores da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), ramo em que atuamos, para o universo infantil. O resultado foi um projeto de disseminação de valores nas escolas públicas, composto por Oficinas de Sensibilização para os educadores, apresentação teatral para os alunos e distribuição de kits para os professores e escolas participantes.

Considerando as premissas da RSE, de manter um relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas (clientes, público interno, comunidade, meio ambiente, etc.), nasceu o João, um menino que tem como sonho mudar o mundo em que vive e vai fazer isso a partir do seu universo, sua casa, sua escola e sua comunidade.

As peripécias de João para construir um mundo melhor compõem o livro MudaMundo, escrito a quatro mãos pela jornalista Cristiane Ostermann e pela diretora de teatro Raquel Grabauska. A obra apresenta quatro aventuras escritas em forma de roteiro teatral. Nelas,  João, Catarina, Ana Júlia, Dona Francisca e outros amigos se juntam para discutir, vivenciar e compartilhar questões de ética, cidadania, carinho, solidariedade, respeito ao próximo, bullying, cuidados com o meio ambiente, entre outros assuntos. As histórias são encenadas pelo grupo Cuidado Que Mancha no Teatro MudaMundo e  têm como intuito demonstrar que “a mudança está na gente, é só começar”, como canta uma das músicas do projeto.


Teatro MudaMundo: etapa do projeto voltada para as crianças

Teatro MudaMundo: etapa do projeto voltada para as crianças

Um Caderno de sugestões para o professor acompanha o livro, trazendo exemplos e ideias de atividades simples e divertidas, possíveis de serem colocadas em prática na sala de aula. As sugestões foram compiladas pelas pedagogas Dorana Wainer Fernandez e Sariane da Silva Pecoits, que acrescentaram também sugestões de leitura, música, vídeos e filmes que trabalham os temas retratados pelo MudaMundo.

As Oficinas de Sensibilização, atualmente divididas em três módulos (prometemos novidades para este ano!), são o momento de reflexão e discussão sobre a situação da infância hoje e o papel desempenhado pelas escolas e pelos professores no contexto contemporâneo.

Em 2014, o projeto completa seu nono ano de atividades, comemorando a cada nova edição a ampliação de seu público e seu alcance. Ao longo deste período, o projeto já passou por 98 cidades, em quatro estados brasileiros, e atingiu diretamente mais de 4 mil escolas, 53.155 crianças e 9.244 educadores.

De 9 a 11 de abril, o litoral norte paulista recebeu o MudaMundo pela primeira vez, na cidade de Caraguatatuba. Participaram da oficina mais de 60 educadores da rede pública de ensino. Ao longo do ano, o projeto está confirmado nas cidades de: São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru, Sorocaba e Limeira, em São Paulo; e Esteio e Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Além da realização do II Seminário MudaMundo, em novembro, em Esteio.

O MudaMundo é uma realização do Ministério da Cultura – Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Pernambucanas e Bettanin. Desde 2006, a Petrobras/Refap renova anualmente o patrocínio direto para realização do projeto em suas comunidades vizinhas, nas cidades de Canoas e Esteio, RS. Além disso, desde 2010, o MudaMundo também está inserido no contrato da Signi com a Petrobras/Revap em São José dos Campos.

Confira mais sobre a história do MudaMundo e resultados obtidos a partir das atividades no site do projeto (www.mudamundo.com.br). Fiquem atentos a nossa programação. Vamos, juntos, construir um mundo melhor! 

Instituto Ethos