Notícias

Entre os dias 20 e 24 de maio, a Petrobras/Revap trouxe o projeto MudaMundo pela quarta vez à cidade de São José dos Campos. Concebido e executado pela Signi, o projeto propõe a disseminação de valores positivos às crianças através das histórias do menino João, um menino que quer mudar o mundo. 

“É muito bom compartilhar para ver que é possível mudar o mundo”. As palavras da professora Ivani Izidoro,da EMEF Possidônio Sales, no bairro Jardim Americano, resumem bem o espírito do projeto MudaMundo. Ivani é uma das professoras que já foi “fisgada” pelas histórias do João, um menino que tem o desejo de mudar o mundo para melhor e é o personagem principal do livro e do teatro MudaMundo.

O projeto, que em São José dos Campos é realizado pela Petrobras/Revap, tem como objetivo disseminar conceitos éticos e de cidadania em sala de aula, promovendo valores entre as crianças do 1º ao 5º ano e seus respectivos professores.

Para tal, são oferecidas oficinas de sensibilização aos educadores e apresentações de teatro infantil que contam a história do menino João. O roteiro da peça também é apresentado em um livro, que, junto com um caderno de sugestões para o professor e um CD com músicas, compõe um kit de material educativo que é entregue para todos os participantes das atividades e, posteriormente, é distribuído nas escolas.

Inspiração

Este foi o quarto ano do MudaMundo em São José dos Campos e as atividades só vem sendo aprimoradas. A cidade já tem casos de sucesso desenvolvidos em escolas inspirados nas histórias do menino João. A professora Ivani é autora de alguns deles e em 2013 ela apresentou em uma das oficinas sua experiência com projeto Fotonovela MudaMundo.

“A gente precisa trazer essas coisas para a sala de aula, fazer os links para não ficarmos estagnados”, ressalta a professora, contando que os próprios alunos foram escolhendo os personagens do teatro e montaram a fotonovela. “Temos que melhorar o mundo aqui na escola”, afirma Paula Fraga, professora da sala de leitura dos anos iniciais da EMEF Sonia Maria Pereira da Silva, do bairro Novo Horizonte, que também apresentou sua experiência. 

Junto com a colega Sandra Regina Dinamarco, professora das séries finais da mesma escola, Paula se deu conta, inspirada pelo MudaMundo, que a mudança poderia começar dentro da própria escola, na rotina de limpeza, na separação de lixo, na proteção da nascente na área da escola e até no uso de uniforme.

Em 2012, as professoras desenvolveram o projeto Gincana de Consciência Cidadã, que envolveu todos os alunos. “Melhor que o prêmio em si foi o ganho da convivência entre os alunos e professores. Mudou tudo na escola e isso só aconteceu porque também mudamos por dentro”, aponta Sandra.

Se inspiração é o fio condutor para a sensibilização dos professores, o teatro funciona da mesma forma para os jovens estudantes, que se veem através do João. Ao final de uma das apresentações na escola do Novo Horizonte, um grupo de alunos eufóricos fala em coro: “Foi muito legal, irado!”.

Ouvir a opinião das crianças, que serão os condutores deste mundo melhor idealizado pelo projeto, reforça o quanto vale a pena a realização das atividades. “Eu achei a peça muito legal porque eles estão mudando o planeta”, disse João Pedro Oliveira, um dos alunos eufóricos da escola Sonia Maria que, além do nome do personagem principal da peça compartilha sua empolgação. “As música também são muito boas!”.

“Eu já tinha visto a peça e até sugeri para o meu professor que daria para fazer um passeio na rua para catar o lixo”, conta Alice dos Santos Marinho, estudante da EMEF Geraldo de Almeida. Ela e mais três amigas da escola não pensam duas vezes quando são questionadas se querem mudar o mundo. “Sim! Conseguimos contar do teatro para os nossos pais e nossos irmãos que também estudam aqui”. Se depender das crianças, para mudar o mundo é só começar… 

Os números do MudaMundo em São José dos Campos

O projeto acontece uma vez por ano na cidade desde 2010;

935 é o número de professores/educadores que já participaram das oficinas de sensibilização;

Cerca de 8600 alunos da rede pública assistiram ao teatro;

Mais de 8 mil kits educativos do projeto já foram distribuídos para escolas e outras instituições.

Educação + Comunicação

Uma das novidades do MudaMundo 2013 foi a estreia da oficina de sensibilização de professores módulo 3, que falou sobre educomunicação. Em breve mais informações sobre o assunto no site do MM.

 

Mais informações sobre o MudaMundo em www.mudamundo.com.br

Crédito fotos: Ehder de Souza/Press Imagem

Instituto Ethos