Notícias

10/10/2012: A publicação Guia da Cidadania de São José dos Campos – especial Terceiro Setor será lançada na III Oficina Lideranças, que acontecerá na próxima semana (16 a 18 de outubro) no Teatro do SESI, em São José dos Campos. A distribuição será feita em primeira mão para os participantes do evento e posteriormente o guia será disponibilizado no Senac e em alguns outros pontos da cidade, além de ficar disponível na internet, no site da oficina – www.oficinaliderancas.com.br

Outra novidade do Guia da Cidadania – Terceiro Setor é que a publicação terá uma versão em braile, produzida pela ONG Pró-Visão. Esta versão para deficientes visuais também será lançada no evento e depois ficará disponibilizada em outros pontos da cidade.

Esta é a segunda edição do Guia da Cidadania. Em 2011, foi produzida uma primeira edição, focada nas atividades e serviços prestados pelo governo local, esclarecendo o papel da Prefeitura e de outros órgãos do poder público municipal (Primeiro Setor). O objetivo do Guia é sempre auxiliar o cidadão a entender melhor o seu papel e deveres e a defender mais efetivamente seus direitos.

Evento: A 3ª edição da Oficina Lideranças tem uma programação especial voltada à valorização da cultura de paz e de temas como empreendedorismo social, identidade cultural, cidadania e mobilização social. Entre os convidados especiais estão nomes como o escritor Augusto de Franco, a cineasta Mara Mourão, o jornalista Carlos Abranches e o publicitário Tiago Mattos (conferir programação completa abaixo).

O evento é realizado pela Signi – Estratégias para Sustentabilidade e é aberto a líderes comunitários, integrantes de entidades do Terceiro Setor, estudantes da área social e pessoas em geral interessadas no tema. Conta com apoio do Senac, Sesi, Rede Social, GAMT, Centro de Estudos de Cultura Popular, Koiza de Loko, Pró-Visão e Signi e o patrocínio é da Petrobras/Revap.

As inscrições para a Oficina Lideranças ainda estão abertas – o evento é gratuito – e mais de 90% das vagas já estão preenchidas. Os interessados podem obter mais informações e fazer sua inscrição pelo site www.oficinaliderancas.com.br.

Programação da Oficina (das 18h30 às 21h30, no auditório do SESI SJC – Avenida Cidade Jardim, 4389, Bosque dos Eucaliptos)

16/10 (terça)

Palestra do escritor Augusto de Franco sobre “Redes Sociais e Desenvolvimento Local”, acompanhado pelo trabalho de facilitação gráfica da Atrium Consultoria.

17/10 (quarta)

Exibição do filme “Quem Se Importa”, pela primeira vez na região, seguido por debate com participação da diretora do filme, Mara Mourão, e do jornalista e filósofo Carlos Abranches.

18/10 (quinta)

Palestra Vai Lá e Faz, com Tiago Mattos, da escola de criatividade Perestroika.

 

Instituto Ethos