Notícias

No próximo domingo, dia 25 de novembro, São José dos Campos sediará um evento inédito, que une ação social com saúde. Trata-se da corrida “União Pela Vida”, uma iniciativa de caráter social e esportivo de confraternização e valorização de doadores de sangue. O projeto nasceu em uma associação comunitária e será realizado na zona leste de São José dos Campos.

Os 300 participantes da corrida fizeram sua inscrição mediante a apresentação de um atestado de doação de sangue – ou um atestado cedido por outra pessoa, no caso de quem tem restrições para fazer a doação. Além da corrida em si, os atletas, acompanhantes e qualquer pessoa interessada poderão participar do “Ação Saúde”. No local da largada, equipes especializadas farão, gratuitamente, trabalhos de aferição de Pressão Arterial, avaliação de Diabetes, avaliação de Nutrição (IMC e CIRC.Abdominal), orientação audiométrica, orientação dentária com unidade móvel e avaliação de acuidade visual.

Ligar o esporte à saúde: A ideia da corrida como um instrumento para conscientizar e incentivar a prática da doação de sangue veio do presidente da ARCA – Associação da Região do Cajuru e Adjacências, Eliomar da Silva Brito. Há alguns anos sua mãe precisou de sangue para fazer uma cirurgia complexa e sua família teve que mobilizar vinte pessoas para a doação, pois não tinham condições de comprar as bolsas de sangue. A partir daí, Eliomar passou a ser doador de sangue e um incentivador da causa.

“Acho importante humanizar as doações, incentivar as pessoas a salvarem vidas e ligar o esporte à saúde”, ressalta Eliomar, convidando todos a participarem do evento caminhando, correndo ou usufruindo dos serviços do “Ação Saúde”. A corrida “União Pela Vida” é uma realização da ARCA, com organização da Avatar Sports e patrocínio da Petrobras.

 

 

Serviço

Dia 25/11, a partir das 8h15

Modalidades: Corrida – 7km e 4km e Caminhada – 4km

Local da largada: Praça de Esportes – Rua João Vicente Gomes Filho, Jd. Mariana 1/ zona leste – São José dos Campos/SP

 

Instituto Ethos