Notícias

11/11/2011 – Paulínia: A segunda edição do SWU – Starts with You Music & Arts Festival e do Fórum Global de Sustentabilidade, que acontece na cidade de Paulínia (SP), nos dias 12, 13 e 14 de novembro, trará para o público ações que unirão entretenimento e conscientização sobre sustentabilidade. Saiba o que será feito durante o festival:

Resíduos

Na primeira edição, o SWU trouxe para a arena uma estação de reciclagem para demonstrar como os resíduos são tratados. Neste ano, o trabalho será feito diretamente na usina onde eles serão separados e prensados. Dessa forma o processamento ficará mais ágil, exigindo, assim, um menor uso de geradores durante o evento.

A meta do festival é alcançar 100% da reciclagem dos resíduos sólidos. As empresas Santo Serviço e Corpus serão responsáveis pela limpeza e coleta de todo o lixo gerado durante o evento e a cooperativa local Cooperlínia Ambiental do Brasil, pela separação e direcionamento desse material à usina de reciclagem. Todo o resíduo orgânico gerado pelo SWU será destinado para a compostagem. No ano passado, 560 quilos de material orgânico foram submetidos à técnica de oxigenação, transformando o que era lixo em adubo.

Energia

Em relação ao evento do ano passado, o consumo total de energia será maior, mas, para reduzir os impactos no meio ambiente, parte dessa energia será limpa (hidrelétricas), proveniente de uma parceria do SWU com a CPFL, que, durante os dias do evento, realizará manobras em seus circuitos de distribuição, de modo que o abastecimento ocorra por uma rede elétrica exclusiva. Sendo assim, reduzimos o uso de geradores.

A CPFL também irá disponibilizar quatro carros elétricos para uso e demonstração das suas vantagens para o meio ambiente.

Durante o evento, serão utilizados ainda geradores à base de biodiesel.

Água

O SWU mantém neste ano sua meta de conscientização sobre o desperdício de água limitando o tempo de banho dos campistas a sete minutos. O festival também acaba de lançar um aplicativo gratuito para iPhone que estimula o usuário a reduzir o tempo de banho em casa – caso ele ultrapasse o tempo estipulado, uma música irritante começa a tocar no aparelho.

Cenário

Para a cenografia do festival, foram utilizados, quando possível, materiais de baixo impacto ambiental como madeira certificada e/ou reciclada, papel reciclado, tinta à base de água e lâmpadas LED.

Fornecedores

O trabalho de conscientização em prol da sustentabilidade também é feito junto aos fornecedores do evento, através do Manual do Fornecedor. Nele, são detalhados os procedimentos de legislação do trabalho, de respeito e boas práticas no ambiente corporativo, além de dicas para fomentar o uso consciente dos materiais.

Em parceria com a ONG Recicleiros, será construída uma estação de geração de energia solar, onde as pessoas poderão recarregar os celulares. Serão três containeres com uma exposição fotográfica no interior de 12 artistas plásticos que trabalharam na estilização de latões de lixo.

2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU

O Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que em sua segunda edição conta com o apoio oficial do Pacto Global da ONU, reunirá 29 palestrantes nacionais e internacionais para três dias de debates em torno da sustentabilidade. Entre os palestrantes, personalidades como os músicos Neil Young e Bob Geldof, a atriz Daryl Hannah, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú e a ex-ministra Marina Silva, entre outros.

O fórum acontece no Theatro Municipal de Paulínia, na mesma área do festival SWU. O objetivo do encontro é promover o debate e inspirar pessoas para a prática da sustentabilidade através do exemplo e da experiência de indivíduos, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.

São dois painéis de debates por dia, um de manhã (das 10h às 13hs) e outro à tarde (das 14h às 17h). A mediação será feita mais uma vez pela jornalista e apresentadora Renata Simões. O público poderá participar mandando perguntas por escrito e através das redes sociais. O fórum é aberto exclusivamente a quem tem ingressos para o festival e as inscrições já estão encerradas.

Pacto Global da ONU

Essa é a primeira vez que a organização apóia um evento como o Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, que acontece dentro de um festival de música, voltado para o público jovem. O Pacto Global é a maior iniciativa mundial de responsabilidade corporativa, com mais de seis mil empresas participantes, em mais de 130 países. O programa foi criado para incentivar e reconhecer as boas práticas empresariais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e combate à corrupção.

Fonte: Ciclo Vivo

Instituto Ethos