Notícias

Contribuir para o empoderamento das comunidades e o fortalecimento da cidadania por meio da comunicação. Essa é uma das propostas de atuação da Signi, que realiza capacitações na área da comunicação comunitária para diferentes públicos, visando o envolvimento das comunidades na produção e divulgação de informações sobre suas localidades.

O conteúdo das oficinas abrange noções básicas de ferramentas como rádio, TV, jornal, redes sociais, trabalho colaborativo, bem como busca estimular uma visão mais crítica sobre a mídia, oferecendo possibilidades para que os participantes criem seus próprios produtos de comunicação. “Saber entrevistar, divulgar na fanpage os serviços oferecidos pelos projetos locais, produzir uma matéria sobre a escola do bairro ou sobre a situação do lixo são atividades que podem contribuir para que os participantes aprimorem sua visão de mundo e expressem suas ideias”, destaca a jornalista e diretora da Signi, Cristiane Ostermann. “As capacitações podem ser desenvolvidas em comunidades rurais, escolas, organizações sociais e customizadas a partir dos interesses locais e da atuação socialmente responsável das empresas parceiras”, completa Cristiane.

Entre as experiências realizadas pela Signi destacam-se o Projeto Envolva-se-, realizado em 2014, em 21 municípios brasileiros, com o propósito de mobilizar as comunidades a se engajarem na implementação de ações que incentivem o protagonismo cidadão. Através de oficinas dinâmicas, o projeto contou com mais de 1,2 mil participantes, entre eles lideranças comunitárias, representantes do primeiro e segundo setores e cidadãos dispostos a melhorar a qualidade de vida das suas comunidades. A comunicação foi apresentada como uma das ferramentas essenciais para a interação de novos atores sociais e para a valorização do potencial local por meio de debates construtivos, intercâmbio de ideias e ações compartilhadas. Realizado pela Signi e pelo Instituto de Comunicação Social e Cidadania (Incomun), o projeto teve o patrocínio da Petrobras.

 

DSC_1359 DSC_1058 

Neste ano, por meio do Programa Petrobras Agenda 21, a Signi foi responsável por realizar oficinas de Comunicação Comunitária em 31 municípios brasileiros, que envolveram conteúdos teóricos, mas, principalmente, atividades práticas, como a criação de programas de rádio, fanpage, vídeos e fotografia. Depois de cerca de dois meses de aprendizado, foram registrados diversos trabalhos surpreendentes, belas histórias e iniciativas inspiradoras. Muitos participantes passaram a vislumbrar uma forma de comunicar aquilo que é de interesse da comunidade e de mostrar os pontos positivos do lugar onde vivem. Em Canoas (RS), no bairro Guajuviras, uma área de extrema vulnerabilidade social, uma das ideias que surgiu após o curso foi a criação de uma rádio poste. “A gente vai conseguir realizar esse sonho de ter uma rádio comunitária, e é muito importante que todos aqueles que estão engajados nessa formação que nós tivemos com a Agenda 21 aprenderam a fazer as coisas e a fazer bem feito, valorizando a nossa comunidade”, afirma Carlos José de Paula, liderança comunitária.

Outra iniciativa da Signi que buscou apresentar a comunicação como um meio que pode reforçar a cidadania e a mobilização social foi a produção e a coordenação editorial das publicações do Programa de Governança Solidária Local. A partir da elaboração dos jornais e da Revista da Governança, a iniciativa buscou informar as 17 regiões do orçamento participativo do município de Porto Alegre sobre os conceitos e ações do programa, bem como as ações individuais desenvolvidas pela própria comunidade e que que visavam a sua melhoria.

Formação e capacitação

A partir da experiência adquirida com a produção e implementação dos cursos, a Signi ampliou a sua atuação. Tendo desenvolvido os módulos a partir de metodologias e know-how próprios, levando em consideração o público alvo e os objetivos a serem atingidos, a empresa formou uma equipe multidisciplinar, treinada e especializada, e passa, assim, também a oferecer cursos de formação e capacitação nas áreas de comunicação e projetos para seus clientes, formatados de acordo com cada situação e necessidade.

Instituto Ethos