Notícias

Seis Estados recebem cursos de Gestão Social do Programa Petrobras Agenda 21. 


Objetivo é que os participantes se capacitem a promover ações de impacto social.

Objetivo é dar ferramentas para que os participantes promovam ações de impacto social em suas comunidades.

Sob responsabilidade da Signi, estão acontecendo em seis Estados do Brasil as oficinas do Curso de Gestão Social do Programa Petrobras Agenda 21.  

A Agenda 21 é um conceito internacional de promoção da cidadania, protagonismo e empoderamento. O objetivo é que municípios e comunidades se reúnam para engajar-se em causas importantes e resolver demandas locais. Apropriando-se dessa ideia, a Petrobras está realizando a Agenda 21 em todo o País. O foco é nos bairros vizinhos às unidades da empresa em todo o território nacional. A Signi, empresa especializada em responsabilidade social, é a responsável pela condução do programa nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A primeira fase do trabalho do PPA21 consiste na formação de fóruns de moradores para reuniões, engajamento e planejamento de ações. 

Compondo a segunda fase, esta em andamento nos 36 municípios, estão os cursos gratuitos de capacitação, divididos em cinco módulos. Recebem, no momento, as aulas de Produção Textual as cidades paulistas de Caraguatatuba e São Sebastião, a mineira Juiz de Fora, as cariocas Quissamã, Arraial do Cabo e Duque de Caxias e as capixabas São Mateus, Jaguaré, Serra, Anchieta, Piúma e Itapemirim. Já as oficinas de Empreendedorismo ocorrem agora nos municípios gaúchos de Canoas e Esteio, nos paulistas São Vicente, Mauá, Santo André e São José dos Campos e nos mineiros Betim, Sarzedo e Ibirité. 

Também fazem parte do mapa de abrangência Curitiba-PR, Araucária-PR, São Paulo-SP, Cubatão-SP, Paulínia-SP, Cosmópolis-SP, São João da Barra-RJ, São Francisco do Itabapoana-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Macaé-RJ, Cabo Frio-RJ, Armação de Búzios-RJ, Rio das Ostras-RJ, Duque de Caxias-RJ, Seropédica-RJ e Conceição da Barra-ES.

Em todas estas localidades, ainda irão acontecer os módulos de Estruturação de Pessoa Jurídica, Elaboração de Projetos e Comunicação Comunitária. Cada conjunto de aulas conta com palestras, exercícios, estudos de caso e dinâmicas e, ao final, a entrega de um produto final. A prioridade é que os participantes completem a carga horária com um projeto ou ideias básicas que conduzam à implantação de um negócio com um impacto social na comunidade em questão.

Instituto Ethos